A Aliança Evangélica Brasileira e a Morada Comum unem forças em prol da região do Vale do Taquari, localizada na parte central do estado do Rio Grande do Sul, para o desenvolvimento estratégico e prático de ações dentro do eixo de prevenção.
O Encontro das Águas é um projeto com ênfase na prevenção a emergências climáticas e ambientais, com foco na capacitação e conscientização das igrejas cristãs.
O projeto tem por objetivo o desenvolvimento conjunto de ações práticas de capacitação, conscientização e fortalecimento comunitário em resposta às emergências climáticas.
Por meio da promoção de uma cultura de prevenção e da resiliência das comunidades locais, com a participação das igrejas evangélicas.
O projeto no Vale do Taquari,
a partir das igrejas locais,
visa atuar com base em dois pilares:
– A vocação cristã no cuidado com a Criação
– Prevenção através de ações de capacitação e conscientização
Treinamento de
capacitação pessoal
Simulado de evacuação
de emergência
Formação de Brigada
de Incêndio
Formação de Comitê
para a igreja local
É uma plataforma relacional de igrejas, organizações e pessoas para testemunho visível do Corpo de Cristo e serviço no Evangelho do Reino de Deus, tendo como missão:
Fomentar a unidade cristã.
Estimular parcerias para o serviço na Missão de Deus.
Ser voz profética para o Brasil.
A Aliança Evangélica acredita e investe no protagonismo das igrejas e do voluntariado como resposta para os cenários de emergência.
Programa elaborado com o objetivo de ser uma resposta rápida e de apoio em emergências humanas através de um modelo de ações que abrange desde a preparação/prevenção, passando pela fase aguda até o pós-emergência.
Mais de 50 mil pessoas
já foram atendidas
diretamente em diferentes
localidades.
A Morada Comum é uma organização que busca promover a participação de todos na sociedade brasileira na construção de soluções para as mudanças climáticas. Em particular, as pessoas imbuídas de valores mais tradicionais e conservadores e que, até agora, foram excluídas dessa discussão. Criamos e apoiamos associações e lideranças cívicas para que, junto às suas comunidades, pensem em soluções para a promoção do bem comum.
A Morada Comum apoia a criação e o fortalecimento de organizações e lideranças que unam cidadãos e cidadãs na construção do bem comum para as pessoas e a natureza!
Em maio de 2024 as enchentes no estado do Rio Grande do Sul impactaram significativamente a sociedade, o meio ambiente e a economia de todo o estado, com repercussões para o restante do país. Foi a catástrofe climática mais extensa e uma das mais devastadoras da história recente do Brasil.
O objetivo é criar canais de comunicação que compartilhem temas relevantes e promovam troca de conhecimento com as igrejas locais, em ambientes presenciais e/ou virtuais com especialistas. Desejamos que as igrejas também contribuam na definição dos temas a serem abordados.
A igreja não se opõe à ciência e, como cristãos, devemos promover uma compreensão que vá além da ética ambiental, destacando o compromisso consciente e preventivo com a missão de Deus e os propósitos divinos para a humanidade.
O cuidado com a criação não se trata de uma proposta dentro de uma agenda ambiental mas é um olhar que caminha em alinhamento com a prática de fé na restauração relacional.