Instituto Solidare - Grande Recife, PE


Muito se fala na importância do papel da Igreja e de suas múltiplas expressões na participação cidadã e na incidência em políticas públicas para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, com base nos preceitos e valores do Reino de Deus. Mas visitar o Instituto Solidare, em Recife, é sair do discurso e mergulhar num farol de esperança que mostra, de forma concreta e viva, as possibilidades e potencialidades da Igreja em sua ação transformadora.

O Instituto Solidare é organização social, sem fins lucrativos, que nasceu a partir de uma iniciativa da Igreja Batista em Coqueiral, juntamente com lideranças comunitárias locais, como alternativa para o enfrentamento dos problemas sociais e econômicos vivenciados por essas comunidades. As ações do Instituto, hoje, além do Grande Recife (bairros de Coqueiral, Curado, Sancho, Tejipió e Totó, além do Distrito de Cavaleiro, no município doJaboatão dos Guararapes), abrangem a região do semiárido, com atuação em duas unidades no sertão de Pernambuco. Nas palavras do Evandro Alves, um dos gestores, o Instituto é a “personificação jurídica do serviço da Igreja à comunidade”.

Com foco na assistência social, o Instituto Solidare, juntamente com seus parceiros e beneficiários, articula e potencializa uma grande rede de solidariedade na luta contra a vulnerabilidade social e econômica das comunidades assistidas, unindo igrejas e pastores da região para trabalhar e prol das suas comunidades e para apoiar o trabalho dos líderes. A Missão do Instituto é promover o desenvolvimento social, político e pedagógico de crianças e adolescentes, a partir de suas famílias, sem distinção de sexo, etnia ou credo. No cumprimento da sua missão, o Instituto Solidare desenvolve três programas, distribuídos em 12 projetos em diferentes áreas (serviço de fortalecimento de vínculos, geração de renda, formação de liderança, empreendedorismo, etc.), alcançando crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Em sua declaração de Visão (“ser uma instituição que contribui para formação de cidadãos conscientes de seu potencial como agentes transformadores da realidade social na comunidade em que vivem”), o Instituto expressa bem um dos seus eixos principais e talvez um dos seus grandes diferenciais: a formação política e o assessoramento para o fortalecimento de organizações sociais. A maior expressão disso está na “Escola de Fé e Política”.   Oriunda do movimento da Igreja Católica das Escolas de Fé e Política, a escola do Instituto visa a formação de líderes e atores soais evangélicos na relação entre a fé evangélica e a militância sociopolítica, mobilizando-os e capacitando-os para uma ação política consciente e transformadora, em constante diálogo com a realidade social. O curso é de dois anos, e inclui formação teológica e prática, com visitas a projetos e vivências de campo. No corpo de professores estão pessoas capacitadas e líderes de movimentos sociais e organizações com história de engajamento sociopolítico por uma sociedade mais justa.

A Escola de Fé e Política representa um rompimento paradigmático e um avanço de grande relevância prática e simbólica, pois envolve igrejas e líderes evangélicos numa iniciativa de origem católica, adaptando conteúdos para a realidade evangélica, contribuindo para o diálogo ecumênico numa temática de fundamental importância para um país como o Brasil.

Para mais informações: http://www.institutosolidare.org.br/  e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mauricio Cunha

Assessor de “Igrejas e Políticas Públicas”

Aliança Evangélica Brasileira

Imprimir